Usina Hidrelétrica Miranda - ENGIE Brasil

Localizada no rio Araguarí, município de Indianópolis (MG), a Usina Hidrelétrica Miranda possui um reservatório de acumulação de 50,61 km². Teve sua operação iniciada em 1998, e foi incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2017, em leilão do Governo Federal, juntamente com a Usina Hidrelétrica de Jaguara.

A concessão da Usina Hidrelétrica Miranda tem validade até 2047, e representa uma conquista importante da ENGIE no Brasil, ampliando sua atuação na Região Sudeste do país. Possui capacidade instalada de 408 MW, contando com três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis, de 136 MW cada, e 198,2 MW médios de garantia física para comercialização. Em 2018, passou a ser operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).

-- MW

de -- MW*

Gerando Agora

Última atualização: 00:00

*Capacidade instalada ENGIE: -- MW

--%

Volume do Reservatório

Última atualização: 00:00

Geração Líquida

Você está visualizando

mês produção mensal (GWh) total anual

Reserva Jacob: Um Patrimônio Protegido pela ENGIE

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Reserva do Jacob, representa uma importante área de preservação permanente do Cerrado, localizada à margem esquerda do Rio Araguari, município de Nova Ponte – MG. A Unidade de Conservação representa um refúgio para espécies de fauna e flora locais, contribuindo com a preservação ambiental da região.

Atrações

Trilha dos Angicos

Com aproximadamente dois quilômetros, a trilha percorre em meio a vegetação nativa da reserva em direção a margem nordeste do Rio Araguari, contemplando diversas espécies de fauna e flora locais, podendo ser feita, em média, em 40 minutos e apresentando nível de dificuldade entre fácil a moderado.

Trilha das Cachoeiras

A reserva conta com 2 cachoeiras que podem ser visitadas em uma trilha de aproximadamente 1 quilômetro. Ao percorrer as trilhas, o visitante depara-se com diversas placas indicando espécies de árvores nativas, local de ocorrência de animais silvestres, além de recados de cunho ambiental e informativo sobre a trilha, que ajudam em um processo de conscientização e educação ambiental.

Programa de Visitas

A ENGIE Brasil promove a visitação às suas Usinas como forma de aproximação com as comunidades do entorno dos empreendimentos. Por meio desse programa, a empresa abre suas portas para escolas, universidades e outras instituições interessadas para explicar sobre o funcionamento da Usina, a história da companhia e suas melhores práticas.

Além disso, disponibiliza visitas guiadas a RPPN Reserva do Jacob, voltadas ao desenvolvimento de valores relacionados a preservação ambiental, sustentabilidade e convívio responsável com o meio ambiente. Venha conhecer este importante patrimônio natural.

Para agendamento, envie sua solicitação via formulário abaixo.

Maiores informações entre em contato via telefone: 0800 101 0123 (Abrangência nos estados de São Paulo e Minas Gerais).

Formulário de Solicitação de Visitas

O responsável pela visita deverá preencher essa ficha de solicitação e enviar os dados (com antecedência mínima de 03 dias úteis) para que a visita possa ser confirmada. Caso a pessoa interessada não possua e-mail, a ficha de solicitação deve ser preenchida pelo responsável do programa (Reserva Jacob). O grupo deve informar se haverá necessidade de uma apresentação mais focada em algum assunto específico.

Observações: para a realização dessa visita, é proibido trajar camisetas regatas, short ou bermudas, chinelos, sandálias ou calçados abertos, fumar em locais fechados.

Data da visita**


Período**


**Data da visita e período sujeitos a confirmação por parte da equipe ENGIE.

USINA

Matutino

Vespertino

RPPN

Matutino

Vespertino












Algum dos visitantes possui deficiência ou necessidade específica? *

*Campos obrigatórios


Localização

Rodovia BR 365, km 588, s/nº, Zona Rural
CEP 38490-000
Indianópolis / MG

(34) 3131-3600

CNPJ 28.942.127/0002-20
IE 003114900.00-15

ver todo complexo
Conheça o programa de visitas e visite esta usina