Segurança Pública e Gestão para Cidades

Como melhorar a segurança pública sem prejudicar os recursos econômicos da cidade ?

Muitas cidades brasileiras tem que enfrentar problemas crescentes de segurança publica em um contexto de limitação dos recursos orçamentários. Nesta situação, soluções inteligentes vão permitir melhorar a eficiência do monitoramento em tempo real das diferentes áreas da cidade.

Como? Conectando os equipamentos de vídeo-monitoramento e disponibilizando os dados e imagens dentro de uma plataforma digital, accessível a todos os operadores em qualquer lugar. Graças a essa ferramenta, a coordenação entre os equipes de monitoramento remoto e os de intervenção em campo será otimizada. Além da área formal de segurança pública, uma plataforma digital permite quebrar os silos operacionais, por exemplo em caso de situações de crise onde a intervenção conjunta de diversos serviços (transporte, militar, urbano..) esta requerida.

Os dados recolhidos estão armazenados e analisados para identificar áreas de maior risco ou infrações frequentes e otimizar tanto a estratégia como as operações de segurança pública ao menor custo. As soluções desenvolvidas pela ENGIE garantem um alto grau de proteção contra os riscos de cyber-segurança.

Qual é a utilidade de uma plataforma de hipervisão ?

Uma plataforma de hipervisão como Livin´ é uma solução leve, flexível e segura para utilização nos centros de controle e de coordenação, para a vigilância e supervisão de áreas urbanas e na gestão de Cidades Inteligentes. De maneira visual e intuitiva, essa plataforma vai disponibilizar os dados dos equipamentos estruturantes da cidade como câmeras, semáforos, pontos de iluminação publica ou sensores.

Qualquer operador pode supervisar remotamente o bom funcionamento da infraestrutura, monitorar as câmeras para garantir a segurança pública ou do trafego e planificar as intervenções necessarias. Essas ferramentas permitem também operar e manter os equipamentos conectados a distancia e interagir com os cidadãos, utilizando paneis de mensagens variáveis ou usar conteúdos de redes sociais.

A plataforma e completamente adaptável as prioridades do município : qualquer funcionalidade de supervisão pode ser integrada facilmente e garantir a interoperabilidade da solução com aplicativos externos. A grande vantagem dessa plataforma é a capacidade de quebrar os silos operacionais : assim, os equipes de segurança publica podem trabalhar em conjunto com os de monitoramento do trafego.

A integração das informações disponibilizadas para operadores de diferentes áreas é de suma importância em caso de crise como eventos meteorológicos severos ou blecautes. Equipada com data-centers e capacidade alta de armazenamento, os dados recolhidos diariamente são disponibilizados para o município para melhorar cada vez mas o serviço publico e o bem-estar dos cidadãos.