A ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, infraestrutura de gás e soluções energéticas, vai discutir, durante o ENGIE Brasil Innovation Day, como a inovação pode contribuir para um mundo neutro em carbono. O evento será realizado no dia 17 de junho, em formato online, com transmissão pelo canal da ENGIE Brasil no Youtube. Além de gestores e especialistas em inovação da empresa, a programação inclui a presença de representantes de startups e a participação do economista Ricardo Amorim.

Acelerar a transição para uma economia neutra em carbono é o propósito da ENGIE. Por isso, a companhia tem fomentado a reflexão sobre o tema junto a seus clientes e parceiros. Um dos objetivos é encontrar soluções inovadoras que conciliem o desempenho econômico com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. Durante o ENGIE Brasil Innovation Day, os participantes poderão conhecer melhor as iniciativas inovadoras desenvolvidas e apoiadas pela empresa, que hoje têm foco, especialmente, em recursos energéticos distribuídos e compartilhados, eficiência energética, fontes renováveis, cidades inteligentes, entre outras áreas.

“A cultura da empresa é de incentivar a criatividade não só entre as próprias equipes, mas também junto a universidades, centros de pesquisas e outros parceiros do setor. Este evento só reforça as ações da ENGIE no sentido de promover o diálogo e a colaboração entre essas entidades e a iniciativa privada com o intuito de encontrar soluções inovadoras e disruptivas que gerem benefícios para as pessoas e o planeta”, explica Gil Maranhão, diretor de Comunicações e Responsabilidade Social Corporativa.

A sétima edição do ENGIE Brasil Innovation Day poderá ser acompanhada pela internet. O evento será transmitido a partir das 17h, pelo canal da ENGIE Brasil no Youtube. Os interessados deverão se inscrever no site www.engie.com.br/innovation-day-2021/ para participar. Além de gestores e especialistas, o encontro terá a presença do economista Ricardo Amorim. Escolhido pela Revista Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes do país, ele atua há mais de 20 anos no mercado financeiro global e tem na inovação um de seus temas prediletos.

Ao todo, quatro projetos apoiados pela ENGIE serão apresentados. Entre eles está o Desagregador Virtual, sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica que pode ajudar empresas a economizar até 40% no valor da conta de luz. Desenvolvido por uma startup de Santa Catarina, o sistema usa a inteligência artificial para identificar, por exemplo, qual equipamento está gastando mais do que deveria, ajudando na redução do consumo de energia e de custos.

Outra novidade é a Plataforma de Manutenção Preditiva baseada em Gêmeos Digitais Dinâmicos para Sistemas de Ar-Condicionado. Por meio de espaços virtuais é possível ter mais precisão na hora de calcular o comportamento do aparelho em situações específicas. Serão apresentados ainda o Mulheres do Nosso Bairro, projeto para dar suporte às mulheres e promover a igualdade em tempos de pandemia; e o Matriz de Biodiversidade que tem o objetivo de construir um programa corporativo para gestão de riscos, impactos e oportunidades de conservação da biodiversidade brasileira na área de abrangência de todo o parque gerador da empresa.

Anualmente, a ENGIE investe cerca de 20 MBRL em projetos de P&D e inovação. Todas as iniciativas seguem um modelo baseado no crescimento sustentável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono.

“A ENGIE se orgulha das parcerias firmadas ao longo de sua história no Brasil, junto a uma série de instituições de pesquisa e outras organizações públicas e privadas, com foco em projetos inovadores. Os resultados alcançados por essas iniciativas contribuíram não apenas para que a empresa encontrasse soluções para seus desafios operacionais, ambientais e socioeconômicos, mas também para o progresso científico-tecnológico do país”, afirma Gil Maranhão Neto, diretor de Comunicações e Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE.

A ENGIE tem o objetivo e o compromisso de aperfeiçoar as suas ações e estratégias para reduzir suas emissões de Gases do Efeito Estufa, adaptando suas práticas e processos a um cenário de transição energética frente às mudanças do clima. A empresa tem mais de 90% de sua capacidade instalada no Brasil proveniente de fontes limpas e renováveis, como eólica, solar, biomassa e hidráulica. Para liderar a transição energética no Brasil, a empresa busca oferecer cada vez mais soluções integradas e inovadoras para pessoas, empresas e cidades.

O ENGIE Brasil Innovation Day 2021 tem o apoio da COPPE UFRJ, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Firjan, Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Instituto Acende Brasil, Fundação Certi e Câmara de Comércio França-Brasil.

Serviço:
ENGIE Brasil Innovation Day
Data: 17/06
Horário: 17h
Programação completa no site: www.engie.com.br/innovation-day-2021/