A ENGIE Brasil Energia lançou nesta quinta-feira, 29/4, a edição de 2020 do seu Relatório de Sustentabilidade. O documento, que é uma importante ferramenta para relatar e prestar contas à sociedade e partes interessadas, analisa e desdobra os destaques da Companhia durante o ano em seus principais segmentos de atuação: geração de energia, transmissão, transporte de gás, geração solar distribuída e trading.

Composto por quatro eixos fundamentais (consistência no desempenho, liderança na transição energética, relações íntegras orientadas à prosperidade e gestão ambiental), o relatório revela como a ENGIE Brasil Energia conseguiu enfrentar a crise e os seus desdobramentos, apoiada em seu compromisso de assegurar a oferta de energia – essencial à sociedade – e, ao mesmo tempo, proteger as pessoas, garantindo a saúde integral dos colaboradores e o apoio às comunidades nas quais está inserida.

“Como demonstramos no atípico 2020, continuaremos contribuindo para a superação dos desafios que se impõem ao futuro. Oferecemos serviços essenciais para a retomada do crescimento econômico do país de forma sustentável e seguimos fortalecendo nossas iniciativas de engajamento social e respeito ao meio ambiente”, destacou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, sobre os resultados reportados nesta edição do Relatório de Sustentabilidade.

 A produção do Relatório é orientada pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização global sem fins lucrativos, que sugere tópicos, abordagens e indicadores para garantir a qualidade dos reportes corporativos, permitindo a comparação de desempenho entre organizações de diferentes setores e países.

Além da GRI, o conteúdo do Relatório é assegurado pela Bureau Veritas (BV) e está embasado em orientações de outras instituições de referência, tais como Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), B3, International Integrated Reporting Council (IIRC), Pacto Global das Nações Unidas, Fórum Econômico Mundial, Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Financial Stability Board (FSB) – no âmbito da Força Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).

Destaques do ano

Por conta do impacto da pandemia da Covid-19 no decorrer do ano, a publicação aborda a evolução do desempenho operacional e econômico-financeiro dentro de um contexto aprofundado que traz informações relacionadas ao enfrentamento da crise sanitária sob diferentes aspectos, tais como saúde e segurança do trabalho, apoio às comunidades locais e a criação de ferramentas para propiciar a conexão entre os funcionários durante a fase de isolamento social, como os programas dedicados à convivência e à saúde mental.

O relatório traz ainda informações detalhadas sobre o Plano de Investimentos, que segue com a implantação de três grandes projetos: o Conjunto Eólico Campo Largo II, no Nordeste, e os Sistemas de Transmissão Novo Estado, no Norte, e Gralha Azul, do Sul; os projetos em desenvolvimento, como é o caso do Conjunto Eólico Santo Agostinho, no Rio Grande do Norte, e o plano de descarbonização da Companhia; além do lançamento de produtos para os clientes do Mercado Livre de Energia, como o E-conomiza e o Energy Place.

Os Relatórios de Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia são publicados anualmente e podem ser acessados no website da Companhia.

Para conferir o Relatório de Sustentabilidade 2020 da ENGIE na íntegra, clique aqui!