Diante do desafio de combate à Covid-19, a Transportadora Associada de Gás – TAG firmou apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do programa Unidos Contra a Covid-19 (unidos.fiocruz.br), doando mais de R$ 1 milhão para a implantação de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico Molecular da Covid-19 da instituição, na Bahia.

A unidade, localizada no campus do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia), visa ampliar a capacidade de processamento de exames de diagnósticos para o SARS-CoV-2, em apoio ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). Serão realizados cerca de 250 testes moleculares por dia.

A unidade na Bahia faz parte da estratégia nacional da Fiocruz de aumentar a capacidade de realização de exames diagnósticos moleculares para o Sars-CoV-2 e do processamento desses exames em tempo reduzido.

“Estamos unindo esforços para superarmos as dificuldades impostas por este momento tão delicado e que impacta a vida de todos. Com este apoio, poderemos colaborar de maneira efetiva para o diagnóstico e enfrentamento da evolução da doença e para vencermos esta crise sem precedentes”, afirma Gustavo Labanca, Diretordiretor-presidente da TAG. A TAG possui atualmente 1.200km de gasodutos no estado da Bahia e atua no transporte de gás natural, que garante o abastecimento de cidades e indústrias.

A Unidade de Apoio ao Diagnóstico Molecular da Covid-19 da Bahia, que funcionará dentro do IGM-Fiocruz, terá sua estrutura mantida de forma permanente para a continuidade de ações de diagnóstico e enfrentamento a endemias e surtos futuros.

“Para nós, é essencial podermos continuar contribuindo para o cuidado às comunidades onde atuamos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para salvaguardar a saúde e segurança de nossos colaboradores, uma premissa fundamental para nós, ao mesmo tempo em que garantimos a normalidade das nossas operações que são essenciais à sociedade”, finaliza Gustavo.

A TAG é controlada pela ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica e soluções energéticas, em consórcio com o Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. A Petrobras mantém uma participação minoritária no capital da Companhia.

SOBRE A TAG

A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) é detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% da infraestrutura de gás do país. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.

As operações da Companhia no estado da Bahia abrangem 23 pontos de entrega de gás natural, cinco pontos de recebimento e duas estações de compressão, atendendo à distribuidora local (Bahiagás), uma planta de fertilizantes, três termoelétricas e uma refinaria.

A TAG é referência em segurança operacional de infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, contribuindo para o processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.