Conjunto Eólico Campo Largo 2 - ENGIE Brasil

Sobre a Usina

A segunda fase do Projeto do Conjunto Eólico Campo Largo contempla 361,2 MW de capacidade instalada em 86 aerogeradores.

Os parques eólicos estão em implantação no interior da Bahia e contarão com turbinas eólicas da Vestas, modelo V150 de 4,2 MW, produzidas no estado do Ceará. As torres de aço, com 120 metros de altura e 150 metros de diâmetro de rotor, serão construídas ao lado do projeto Campo Largo Fase I, aproveitando de sinergias de linha de transmissão, subestação e acessos.

Os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo I e Campo Largo II estão localizados nos munícipios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia.

Localização

Lagoa do Angico, s/nº, Zona rural
CEP 47350-000
Sento Sé / BA

(62) 3379-8620

Energia Eólica

O Brasil tem alguns dos melhores ventos do mundo. O relatório 2015 Global Wind Market Report, do GWEC (Global World Energy Council), aponta que o País tem vento três vezes superior à necessidade brasileira de eletricidade. Além disso, os fatores de capacidade brasileiros são acima da média mundial. Este dado é uma proporção entre a produção efetiva da usina e sua capacidade total. Enquanto em outros países esse fator é de cerca de 25% de produção, no Brasil passa dos 50%, atingindo até fatores de mais de 70% nas épocas de melhores ventos.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em 2019, a energia eólica brasileira alcançou a marca de 15 GW em capacidade instalada, passando a ocupar o segundo lugar em relevância na matriz elétrica nacional. No total, são 601 parques eólicos que somam mais de 7 mil aerogeradores.

Além dos 15 GW de capacidade instalada, há outros 4,6 GW já contratados ou em construção, o que significa que, ao final de 2023, serão pelo menos 19,7 GW considerando apenas contratos já viabilizados em leilões e com outorgas do mercado livre publicadas e contratos assinados até agora.

A ENGIE Brasil possui 945,7 MW provenientes de energia eólica em operação no País. As usinas estão localizadas no Ceará, com o Conjunto Eólico Trairi (259MW), e na Bahia, com os Conjuntos Eólicos Umburanas (360MW) e Campo Largo Fase 1 (326,7MW). Quando entrar em operação comercial, o Conjunto Eólico Campo Largo Fase 2 irá agregar 361,2MW, fazendo com que a ENGIE totalize mais de 1.3GW de capacidade instalada proveniente da fonte eólica.