Inovação ENGIE - ENGIE Brasil

Inovação ENGIE

A ENGIE sabe que para liderar as mudanças que estão ocorrendo no mundo, a inovação é o caminho. Assim, o grupo adotou uma estratégia que, entre outras medidas, inclui um ambicioso plano de transformação estrutural para se adaptar ao desafio da mudança climática e à demanda por sustentabilidade.

Compartilhando nossa maneira de inovar

A ENGIE considera vital a atuação em redes de abrangência nacional e global para maximizar o potencial de inovar. Por isso, aproveita a presença em mais de 70 países para compartilhar novas tecnologias, promover e apoiar ideias disruptivas ao redor do mundo através de programas de incubação de startups, parcerias e eventos relacionados. O foco da nossa inovação está em direcionadores estratégicos como: recursos energéticos distribuídos e compartilhados, cidades inteligentes, eficiência energética, entre outros. Assim, com a participação do ecossistema externo e interno crescemos juntos e compartilhamos nossa maneira de inovar.

Parceria Programa Link Lab ACATE

Para fomento da inovação aberta a ENGIE estabeleceu parceria com a ACATE no programa Link Lab, que busca aproximar grandes empresas com startups.

conheça mais

ENGIE LAB

Afim de estar mais perto da inovação e do ecossistema externo a ENGIE está trazendo ao Brasil o ENGIE LAB, um laboratório para o desenvolvimento de projetos tecnológicos, próprios e em parceria.

conheça mais

ENGIE New Ventures

Para inovar é preciso investir e a partir disso o Grupo criou o ENGIE New Ventures um fundo corporativo de venture capital com 165 milhões EUR para investimento em startups a fim de alavancar ideias disruptivas promissoras.

conheça mais

ENGIE Brasil Innovation Day

A ENGIE realiza anualmente a INNOVATION WEEK, evento para incentivar ideias e projetos inovadores nos países em que está presente. Como parte do evento mundial, o INNOVATION DAY é realizado pela ENGIE Brasil também anualmente, e promove, além de palestras e painéis de debates, um concurso para startups em temas selecionados.

Temas e Premiados do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação

Open Innovation

A ENGIE acredita que a inovação tem maiores perspectivas e eficácia quando seu ambiente interno trabalha junto com o externo. A partir dessa ideia, foi lançada globalmente a plataforma OPEN INNOVATION, constituída por duas vertentes: Call for Projects, para que as empresas ENGIE em cada país e unidade de negócios lancem desafios para projetos específicos de seu interesse; e Open Innovation, aberta ao recebimento de propostas inovadoras de qualquer pessoa, incluindo seus colaboradores, ou instituição.

Chamadas de projetos de inovação

Desafios para startups: ENGIE - LinkLab

Data limite para inscrição: 31/12/2020
Inscreva-se para os desafios de inovação da ENGIE Brasil!

A ENGIE Brasil, por meio do LinkLab – programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está buscando startups para ajudar na resolução de seus desafios, a partir de projetos de inovação aberta.

A ENGIE quer conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o nosso negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologias ou melhorando os processos da empresa.

Confira os desafios lançados:

  • Realidade virtual/ambiente virtual
  • Processamento de linguagem natural para Customer Experience (CX)
  • Reconhecimento automático de texto e interpretação semântica
  • IA na operação de Sistemas Elétricos de Potência

Chamadas Fechadas

Automatização da elaboração de procurações e atos societários

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

Para agilizar e automatizar o processo de elaboração e controle destes documentos, necessitamos de uma ferramenta integrada ao nosso banco de dados, que realize o preenchimento de campos pré-estabelecidos destes documentos de forma automática e emita alertas para renovação dos referidos documentos previamente ao prazo de vencimento. Nesse desafio, buscamos reduzir o trabalho manual despendido na customização dos documentos, além de facilitar e reduzir erros no controle e atualização dos mesmos.

Estamos avaliando as soluções enviadas!

Desafio ENGIE: Novas Tecnologias Educacionais e a Inclusão Feminina

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

Queremos valorizar a presença feminina nas mais diversas áreas, romper barreiras, trilhar novos caminhos. Acreditamos no potencial revolucionário da educação, na realidade tangenciável de uma sociedade mais justa e igualitária.

Então, buscamos ideias inovadoras que desenvolvam competências técnicas, que promovam a formação, a conexão de talentos e a troca de experiências – considerando, além da valorização feminina, a interseccionalidade racial.

Temos como pilares:

  • Gerar conscientização,
  • Romper barreiras e trilhar novos caminhos
  • Fomentar a inclusão de mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Buscamos soluções alinhadas com esses pilares, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 4 e 5 – Educação de Qualidade e Diversidade de Gênero -, com os Princípios de Empoderamento da Mulher (WEP) e com os valores da ENGIE:

OUSAR TENTAR

para aprendermos a fazer, a desenvolver, criar e inovar, assim, acreditamos que tudo é possível e dispomos dos meios para executar e sempre assumir novos desafios.

ACREDITAR NA FORÇA COLETIVA

Com esta crença de que juntos podemos mais mantemos contato com nossos clientes, fornecedores, autoridades locais, reguladores, colegas de trabalho e comunidades com o objetivo de diversificar e seguir juntos em busca do progresso harmonioso. Assim, como uma equipe nos antecipamos as solicitações, imaginamos novas soluções e desenvolvemos as competências/habilidades necessárias.

IR ALEM DO ESPERADO

somos exigentes para oferecer sempre o melhor. Buscamos constantemente a evolução do negócio e isso nos impulsiona a satisfazer nossos clientes.

ATUAR COM CONFIANÇA E RESPEITO

atuamos com confiança, respeito, com cuidado, ou seja, a forma como atingimos os resultados é tão importante quanto o resultado em si.

Desafio ENGIE: Inspeção em estruturas civis de difícil acesso

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

Inspeções e monitoramentos em zonas de difícil acesso e/ou áreas extensas, onde pode haver trabalho em alturas e espaços confinados, exigem pessoal preparado, com treinamentos e certificações específicas. Como exemplo, em usinas hidroelétricas, onde existem barragens e estruturas associadas, e em eólicas, devido as alturas das torres, os colaboradores que realizam estas atividades são submetidos a diversos riscos. Precisamos identificar, registar e georreferenciar as patologias/anomalias de diferentes circunstâncias e terrenos.

Chamada de Projeto ENGIE: Digitalização do processo de precificação de propostas

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A ENGIE Brasil busca uma ferramenta para digitalizar e facilitar a realização de orçamentos. A proposta deve automatizar os cálculos e incluir leis e taxas para diferentes locais, com o intuito de reduzir custos e o tempo gasto na realização de orçamentos e propostas comerciais.

Chamada de Projeto ENGIE: Otimização da coleta e processamento de dados de documentos.

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A ENGIE Brasil busca uma ferramenta para otimização da coleta e processamento de dados a partir de documentos, visando disponibilizar prontamente informações de ordens de serviços no sistema de manutenção da ENGIE.

Desafio ENGIE-SENAI: Vamos além da energia.

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

ENGIE lança, em parceria com o SENAI, edital para alavancar startups que apresentem soluções para desafios nos temas: Inteligência Operacional, Análise de Perfil de Consumo e Desagregação de Carga, Saúde e Segurança do Trabalho em Atividades Descentralizadas.

Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A ENGIE Brasil está organizando a 5ª edição do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação e está buscando soluções inovadoras relacionadas ao tema Saúde e Segurança no Trabalho.

Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2018: Inovação Social

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A Engie Brasil está organizando a 4ª edição do Prêmio de Inovação da Engie Brasil e está buscando soluções inovadoras que estão mudando o Brasil, relacionadas ao negócio de Impacto Social e que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2017

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A ENGIE Brasil está organizando a 3ª edição do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação e está buscando soluções inovadoras relacionadas a Cidades do Amanhã nas seguintes áreas: geração descentralizada de energia, mobilidade urbana sustentável, eficiência energética, iluminação pública e Smart grid.

Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2016

Data limite para inscrição: inscrições encerradas

A ENGIE acredita que a inovação é essencial para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança e para contribuir para o desenvolvimento dos países, das empresas e das pessoas. A ENGIE Brasil está organizando a 2ª edição do Prêmio ENGIE Brasil de Inovação.