ADRs e Formador de Mercado - ENGIE Brasil

A seção Investidores contém informações sobre a ENGIE Brasil Energia S.A., que é a empresa do grupo ENGIE listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3: EGIE3, ADR: EGIEY).

American Depositary Receipts (ADRs)

As ações da ENGIE Brasil Energia foram admitidas à negociação por meio de um programa de ADR em 1 de junho de 1998. Os ADRs são negociados no mercado de balcão norte-americano – “Over the Counter (OTC)” - lastreados em ações ordinárias de emissão da Companhia.

No início do programa, cada depositary share ordinária representava cinco ações ordinárias e cada depositary share preferencial representava cinco ações preferenciais da ENGIE Brasil Energia. Com a aprovação, em 17 de agosto de 2005, da conversão da totalidade das ações preferenciais de emissão da Companhia em ações ordinárias, as depositary shares preferenciais foram extintas, permanecendo, assim, somente as depositary shares ordinárias.

Em 8 de outubro de 2008, a ENGIE Brasil Energia promoveu a alteração da paridade entre as depositary shares e ações ordinárias, que passou a ser de um ADR para cada ação ordinária.

O que é um American Depositary Receipt (ADR)?

ADR é um certificado negociável norte-americano, representando a titularidade de ações de uma companhia não americana. Os ADRs são cotados e negociados em dólar americano no mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos. Os dividendos também são pagos aos investidores em dólar americano. Os ADRs foram criados para facilitar a aquisição, a titularidade e a venda de ações de companhias não americanas e podem ser mantidos de forma escritural ou como certificado físico.

Qual é a diferença entre ADR e ADS?

ADR (American Depositary Receipt) é um certificado negociável, emitido por um banco depositário, representando um número específico de ações de uma companhia não norte-americana, negociadas na bolsa de valores dos Estados Unidos. ADS (American Depositary Share) é a ação emitida de acordo com o programa de ADR que é, de fato, negociado.

Quais são os benefícios dos ADRs para investidores norte-americanos?

Investidores norte-americanos geralmente preferem comprar ADRs em vez de ações ordinárias emitidas no mercado do emissor, porque ADRs são negociados e liquidados de acordo com as convenções do mercado dos Estados Unidos. Uma das maiores vantagens dos ADRs é a facilidade de diversificação em valores mobiliários estrangeiros. Os ADRs ainda permitem fácil comparação de ações de empresas similares, além de acesso a preços e informações de negociação. Os detentores de ADRs também recebem o pagamento de dividendos em dólar e têm acesso às notificações dos atos societários

Que tipo de empresas emitem ADRs?

Emissores de ADRs costumam ser grandes companhias multinacionais, com o objetivo de ingressar no mercado norte-americano para diversificar sua base de investidores, levantar capital nos Estados Unidos ou oferecer stock options/remuneração em ações a empregados lá residentes.

É fácil obter informações e atualizações de uma empresa com ADR?

Essas e todas as informações e atualizações do interesse dos acionistas e investidores da ENGIE Brasil Energia são acessíveis no website do seu banco depositário, assim como na opção Investidores do website da ENGIE Brasil – onde também é possível se cadastrar para recebê-las automaticamente. Mesmas informações e atualizações são monitoradas pelos principais websites financeiros dos Estados Unidos.

Qual é o banco depositário de ADRs da ENGIE Brasil Energia?

O BNY Mellon (BNYM). O banco depositário tem um papel-chave no processo de emissão e cancelamento dos ADRs. Além disso, mantém o registro dos detentores de ADRs e distribui os dividendos em dólar norte-americano. O BNY Mellon é uma Depositary Trust Company (DTC), assim como os corretores e intermediários, outros bancos, companhias fiduciárias e câmaras de compensação. Para informações adicionais, acesse www.adrbnymellon.com e pesquise pela página de perfil da ENGIE Brasil Energia.

Onde são negociados os ADRs da ENGIE Brasil Energia e qual seu símbolo (ticker)?

Os ADRs da ENGIE Brasil Energia são negociados no mercado de balcão (OTC – over-the-counter).

Símbolo: EGIEY
Estrutura: ADR Nível I
Mercado: Mercado de balcão (OTC)
Moeda: USD
Razão (ADR:ORD): 1 ADR:1 ORD
País: Brasil
CUSIP: 29286U107
ISIN: US29286U1079
Banco depositário: BNY Mellon
Banco custodiante: Itaú Unibanco

Posso comprar ADRs da ENGIE Brasil Energia através de uma corretora, como se estivesse comprando títulos dos Estados Unidos?

Sim.

Como posso converter minhas ações ordinárias em ADRs?

A conversão de ações ordinárias em ADRs deve ser realizada através de uma corretora ou um consultor de investimentos.

Posso comprar ADRs diretamente da ENGIE Brasil Energia?

Não.

Qual é a diferença entre titular e beneficiário de ADR?

O titular é aquele cujo nome aparece nos livros do depositário e é considerado o proprietário do registro. O beneficiário é aquele cujas ações estão registradas em nome de uma terceira pessoa, como por exemplo, em nome de um corretor, banco ou agente fiduciário.

Eu não recebi o certificado de compra dos meus ADRs. Como eu posso obter um certificado tradicional?

Para proprietários registrados, a posse é registrada pelo banco depositário e evidenciada por um extrato de conta, fornecido por ele. Proprietários registrados detêm certificados físicos de ADRs, emitidos pelo banco depositário e recebem dividendos e procurações diretamente do BNY Mellon.

Proprietários de ADRs da ENGIE Brasil Energia que estão registrados no endereço ou razão social do banco, corretora ou outra instituição, que detém títulos para contas de outros, são considerados proprietários beneficiários. ADRs mantidos dessa forma são títulos escriturais, onde o interesse do beneficiário é registrado numa conta mantida pela instituição e não pelo registro com o depositário dos ADR.

Os principais benefícios da propriedade escritural são a eliminação dos problemas associados com certificados de papel, como o armazenamento, segurança dos papéis ou custo e inconveniente de reposição. ADRs escriturais eliminam a necessidade de movimento físico dos certificados no momento da venda ou transferência de posse. Investidores que compram ADRs através de corretoras, que querem ser registrados como proprietários, precisam instruir claramente a corretora para registrar as ações com o depositário de ADR.

Se você optar pela emissão de um certificado, contate o BNY Mellon.

Como posso verificar a quantidade de ADRs que eu tenho?

Os proprietários que não são registrados porque suas ações estão em nome de uma corretora ou outro representante devem contatá-los para quaisquer informações sobre suas ADRs. Titulares registrados de ADRs que desejarem acessar sua conta com o BNY Mellon (que, além de depositário, atua como mantenedor dos registros) devem contatar o banco, por meio dos seguintes canais:

BNY Mellon Shareowner Services
PO Box 30170
College Station, TX 77842-3170

Correspondência noturna deve ser enviada para:
BNY Mellon Shareowner Services
211 Quality Circle, Suite 210
College Station, TX 77845

1-800-269-8987 das 8:00h às 18:00h de segunda à sexta-feira
1-201-680-6685, 1-201-680-6825 (ligações internacionais), 1-800-231-5469 (número TDD)
E-mail: shrrelations@cpushareownerservices.com
Endereço na Internet: www.mybnymdr.com

Eu sempre recebo um certificado ADR?

Seus ADRs da ENGIE Brasil Energia representam seu título de propriedade de ações da Companhia e podem ser mantidos em certificado ou de forma escritural. Se você mantiver seus ADRs na forma de certificados, eles devem ser mantidos em um cofre ou em lugar seguro. Certificados são documentos negociáveis e devem ser assinados somente no momento da venda ou transferência de propriedade. Se você mantiver seus ADRs por meio de uma corretora, eles estarão na forma escritural e você não terá um certificado de ADR.

Com que frequência eu recebo um extrato da conta?

Você receberá um extrato de conta logo após cada movimentação. Você também receberá uma declaração ao final do ano, mostrando todas as transações ocorridas no período. Você deve manter essa declaração para efeitos fiscais.

O que devo fazer em caso de perda do certificado de ADR?

Se o seu certificado for perdido, roubado ou destruído, notifique o BNY Mellon pela linha direta +1-888-269-2377 (número nos EUA). Certifique-se de que você está com o número do seu Seguro Social em mãos.

Como faço a troca do meu endereço

É importante ligar para o BNY Mellon em caso de mudança de endereço, para que seu registro seja atualizado e a ordem de pagamento de dividendos seja enviada para o endereço correto.

Como os dividendos são pagos e tributados?

Os dividendos são pagos em dólares norte-americanos e geralmente são tributados como os dividendos de ações dos Estados Unidos. Além disso, os impostos podem ser retidos pelo governo local da companhia emissora de ADRs. Dependendo de circunstâncias individuais, os impostos estrangeiros retidos podem ser considerados como crédito a deduzir de impostos dos Estados Unidos, e pode haver também oportunidades de restituição de impostos.

Como posso repor uma ordem de pagamento de dividendos perdida?

Você pode requerer a substituição de uma ordem de pagamento de dividendos ligando para o BNY Mellon. Com sua autorização, uma ordem de cancelamento de pagamento será estabelecida contra a ordem de pagamento original e será emitida uma nova ordem de pagamento. Certifique-se de que você está com o número do seu Seguro Social em mãos.

Como posso encontrar informações sobre dividendos de ADR da ENGIE Brasil Energia?

Para a maioria das informações sobre dividendos de ADR da ENGIE Brasil Energia, você pode ligar para o BNY Mellon. Tenha em mãos o número de sua conta, endereço exato e nome completo da conta. Você pode também consultar o website do BNY Mellon (www.adrbnymellon.com) e clicar na seção “Dividends and Distributions”.

Posso ter meus dividendos depositados diretamente na minha conta bancária?

O total ou parte de seu valor de dividendos pode ser enviado para sua conta bancária. Para ter a vantagem dessa opção, seu banco ou instituição financeira deve fazer parte do Automatic Clearing House (ACH) dos Estados Unidos. Se você estiver interessado nessa opção, contate o BNY Mellon.

Existe incidência de IOF sobre ADRs?

Não, não há incidência de IOF. A partir de 24 de dezembro de 2013, o Governo Federal eliminou a alíquota de 1,5% que estava em vigor desde 2009.

Última atualização em dezembro 2018

Formador de mercado

Com o objetivo de fomentar a liquidez das suas ações, a ENGIE Brasil Energia, desde julho de 2011, conta com o Itauvest DTVM S.A. como formador de mercado.