A responsabilidade ambiental e social é um dos principais impulsionadores da estratégia corporativa da ENGIE.

Líder global no mercado de energia, e um dos principais atores da transição energética, tem como ambição fornecer os bens e serviços necessários à vida e contribuir para uma dinâmica global de sustentabilidade adaptada às mudanças climáticas e demográficas.

Na Responsabilidade Social Corporativa, em primeiro lugar, a ENGIE expressa respeito aos Direitos Humanos e repudia todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório, trabalho infantil, discriminação, assédio moral e sexual, bem como qualquer forma de violência, em todos os países e setores em que atua. Além disso, especiais esforços são dedicados pela ENGIE ao desenvolvimento social das comunidades onde atua, no Brasil e no mundo.

Diretrizes

Nossa responsabilidade social se baseia no respeito aos direitos humanos, no relacionamento com stakeholders respeitando os diferentes interesses de cada parte, na integração social e econômica nas comunidades onde atuamos, e relações de trabalho em pleno atendimento à legislação com prioridade para a saúde e segurança.

Relacionamento com Stakeholders

A ENGIE estabelece um relacionamento baseado na transparência e no engajamento com todas suas partes interessadas (stakeholders), considerados os diferentes interesses de cada parte, em todas as suas operações. Isso vale para acionistas, clientes, colaboradores e seus representantes, fornecedores, organizações governamentais e não governamentais, comunidades e toda a sociedade.

Comunidades

A ENGIE atua como organização inserida nas comunidades de que faz parte. Desde a implantação de um empreendimento ou manutenção de um serviço e durante todo o contato da empresa com o cliente, busca engajar a comunidade por meio do diálogo e da clara exposição dos propósitos, métodos de construção, impactos positivos e ações para contribuir para a melhoria da qualidade de vida, bem como o conjunto de medidas de compensação de impactos adversos do empreendimento.
A ENGIE vai muito além do cumprimento da legislação e obrigações estabelecidas por licenças ambientais. Suas iniciativas voluntárias incluem programas de desenvolvimento social e geração de renda, mas não só. A ENGIE desenvolve projetos e programas sociais, culturais e ambientais que possam servir como legado para as gerações futuras.

Relações de Trabalho

A ENGIE respeita e procura ir além da legislação nas relações trabalhistas, incluindo a plena liberdade de associação e o diálogo aberto com seus sindicatos. Oferece um plano de benefícios diferenciado em relação à maior parte do mercado, e dedica especiais esforços para a retenção de talentos e ao bom clima organizacional. Os colaboradores diretos da ENGIE recebem uma remuneração fixa e variável em padrões do mercado em que atuam, e a empresa é rigorosa em relação aos direitos e benefícios dos colaboradores de prestadoras de serviços.

Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

A ENGIE dá especial prioridade para a SST. Todos os colaboradores diretos e indiretos são treinados sobre o tema, e em todas as obras e instalações industriais, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório. A ginástica laboral é prática em todas as instalações da ENGIE, que proporciona aos seus colaboradores um acompanhamento de saúde superior ao da legislação.
Na geração de energia elétrica, as usinas da ENGIE possuem uma capacidade total correspondente a cerca de 6% das necessidades nacionais, e 85% dessa capacidade são certificados em SST segundo a norma internacional OHSAS 18001.

Conheça nosso Complexo Gerador

Acompanhe a nossa geração atual de energia e a expansão de nossa capacidade geradora

Engajamento Social