A ENGIE Brasil trabalha para construir relacionamentos de longo prazo com todos os seus stakeholders, ou partes interessadas em suas atividades. Naquelas destinadas à melhoria da infraestrutura do país ou de uma região do território nacional, ou de prestação de serviços em áreas urbanas, entre outras, a ENGIE discute, prepara, obtém a aprovação dos órgãos competentes e apresenta publicamente documentos de licenciamento e explanação do empreendimento ou serviços. Usualmente, isso ocorre por meio de audiências públicas ou reuniões de comitês gestores públicos, comunitários e/ou empresariais. Essas ações se iniciam previamente e durante a implantação dos projetos e serviços, e continuam a ser desenvolvidas ao longo da sua vida útil, com a devida adequação de temas. Entre alguns dos programas que a ENGIE Brasil desenvolve para engajar seus diferentes públicos de relacionamento, destacamos dois a seguir, não só por sua relevância, como também pelo fato de serem desenvolvidos espontaneamente e envolvendo parcerias da ENGIE em sua atuação no Brasil.

Programa de Visitas e Educação Ambiental

A ENGIE Brasil promove a visitação às suas Usinas como forma de aproximação com as comunidades do entorno dos empreendimentos. Por meio desse programa, a empresa abre suas portas para escolas, universidades e outras instituições interessadas para explicar sobre o funcionamento da Usina, a história da companhia e suas melhores práticas. Além disso, a ENGIE possui um Programa de Educação Ambiental, desenvolvido nas usinas de geração de energia elétrica operadas pela ENGIE. O Programa também inclui palestras de Educação Ambiental em escolas. Aberto a todos os públicos, tem ênfase para o estudantil, e abrange a operação das usinas e seus programas socioambientais. Somente nos últimos três anos, o Programa de Visitas e Educação Ambiental da ENGIE Brasil contou com mais de 270 mil participantes.

Foco

O Programa de Visitas e Educação Ambiental da ENGIE Brasil proporciona a estudantes, professores e outros interessados a oportunidade de conhecer o funcionamento de usinas de geração de energia elétrica e respectivos programas socioambientais.

ver lista de usinas do programa

Características

Palestras em escolas e visitação às usinas de geração de energia, com acompanhamento e segurança.

Aberto a todos os públicos, como acadêmicos, pesquisadores, estudantes, turistas e outros.

Abrange a operação das usinas e seus programas socioambientais.

Transformação social

As comunidades do entorno dos empreendimentos da EnGIE Brasil são um público fundamental do seu relacionamento, com o qual a Companhia busca permanentemente ampliar o diálogo e contribuir para o desenvolvimento local sustentável. Para isso, constrói parcerias com agentes locais e desenvolve ou apoia projetos que atendam aos objetivos de seus programas de responsabilidade social corporativa.
A EnGIE Brasil Energia valoriza a relação com as comunidades nas quais está inserida. Por isso, se empenha em construir relacionamentos harmoniosos, marcados por respeito mútuo e cooperação. As ações de responsabilidade socioambiental da Companhia refletem essa diretriz. Priorizamos o investimento em iniciativas que sejam revertidas em benefício das comunidades onde a EnGIE Brasil Energia mantém operações.
Embora não restrinja nossa participação em ações de maior abrangência, essa estratégia tem nos ajudado a manter o foco no atendimento às demandas de pessoas e instituições que nos são mais próximas. Apesar de realizadas em diferentes regiões do país, com finalidades e públicos diversos, todas essas iniciativas guardam um objetivo comum: contribuir para o desenvolvimento sustentável, um forte compromisso da Companhia. A implementação de Centros de Cultura e Sustentabilidade é um exemplo de projeto que promove a melhoria da qualidade de vida e a transformação social das comunidades locais.

Projeto Centros de Cultura e Sustentabilidade

A implantação de Centros de Cultura e Sustentabilidade em municípios onde se encontram os empreendimentos da ENGIE tornou-se uma das suas principais ações de responsabilidade socioambiental, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento de comunidades das quais faz parte. São espaços especialmente criados para oferecer à comunidade atividades culturais, recreativas e educativas; e dispõem de anfiteatro, museu, biblioteca, salas para oficinas de capacitação profissional, inclusão digital e espaços para exposições. São espaços projetados, implantados e mantidos com patrocínio da ENGIE, tanto por recursos próprios quanto de oriundos de incentivo fiscal. Para conhecer mais, clique aqui.

Projeto Conservação de Nascentes

Iniciado em 2010, no município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, e replicado em diversas regiões onde a ENGIE Brasil está inserida, o Programa de Conservação de Nascentes tem por objetivo proteger mananciais e assegurar a oferta e qualidade da água às comunidades locais, em suas gerações atuais e futuras. O projeto é viabilizado por meio de parcerias firmadas entre a ENGIE, entidades sociais e comunidades locais. O Programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – mais especificamente, ao ODS número 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Para conhecer mais, clique aqui.

Projeto Ictiofauna

Visando à melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira, a ENGIE Brasil desenvolve um conjunto de ações relacionadas à conservação da ictiofauna nos Rios Uruguai e Iguaçu. O projeto contribuiu para a conservação de cinco espécies de peixe endêmicas do Rio Iguaçu e no Rio Uruguai. Para conhecer mais, clique aqui.

Programa de Voluntários

O Programa de Voluntários da ENGIE Brasil visa ao exercício solidário de cidadania e ao compartilhamento de seus valores corporativos. Associado aos projetos de responsabilidade social corporativa que desenvolve em suas unidades nas cinco regiões do país, incentiva a participação de seus colaboradores e familiares, sempre na vizinhança de sua residência, assim contribuindo também para a integração e comunicação entre todos e a comunidade. A participação se inicia por um convite aberto, com as atividades oferecidas e os contatos para que os colaboradores possam se candidatar. Em seguida, é assinado um Termo de Compromisso, e, ao final, o resultado da experiência é divulgado. Em sua primeira edição em 2018, o Programa já contou com diversos colaboradores em projetos em parceria com a Fundação ENGIE. Conheça alguns dos projetos sociais desenvolvidos pela ENGIE Brasil a seguir.

Projeto Entre Museus

Em parceria com o MUSEU DO AMANHÃ, o Projeto Entre Museus propicia a camadas populares a oportunidade de visitar museus da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, promove o acesso mais democrático de crianças e jovens à ciência, história, arte e cultura, contribuindo para a expansão de seus conhecimentos e potencialidades. Ao frequentar e compartilhar espaços culturais, comunidades, professores e alunos se tornam mais próximos, tendo o conhecimento como elo. Com recursos da Fundação ENGIE, beneficia diretamente 1.200 crianças e jovens de áreas vulneráveis na região portuária do Rio. Para conhecer mais, clique aqui.

Projeto Jogo Aberto

Parceria da ENGIE Brasil com as fundações ENGIE e GOL DE LETRA, o Projeto Jogo Aberto visa a contribuir para que o exercício de direitos como educação, cultura, esportes e lazer, do Estatuto da Criança e do Adolescente, possa ser vivenciado em comunidades de alta vulnerabilidade socioeconômica como a do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. As atividades sociais e esportivas beneficiam diretamente mais de 2.000 pessoas, com idade entre 3 e 18 anos. Para conhecer mais, clique aqui.

Projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável

Desde 2011, em parceria com a Fundação ENGIE, o Instituto Melhores Dias (Inmed Brasil) desenvolve o Projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, em comunidades de 25 municípios de baixo desenvolvimento social nas regiões das usinas hidrelétricas Jirau (RO) e Estreito (MA) e do Complexo Eólico Trairi (CE). O Projeto visa a melhorar a qualidade de vida das crianças e comunidades por meio da educação em higiene, saúde e nutrição. Tem como base transformar as crianças em agentes de mudança, construindo uma base sólida para sustentabilidade em longo prazo. Com alta replicabilidade, já beneficiou 19 mil crianças. Para conhecer mais, clique aqui.