Inovação ENGIE

A inovação está entre os pilares fundamentais de nossa estratégia corporativa, como meio para enfrentar os desafios que a construção do futuro impõe à sociedade. Ao realizar a transição rumo à economia de baixo carbono – promovendo ganhos ambientais, sociais e econômicos – precisamos desenvolver novas formas de produzir, trabalhar, conservar o meio ambiente e nos relacionar.

De forma colaborativa — aliando ciência, tecnologia e capital humano — as atividades de inovação da ENGIE têm como foco soluções em recursos energéticos distribuídos e compartilhados, eficiência energética, fontes renováveis e cidades inteligentes, entre outros temas relacionados aos segmentos em que atuamos. Nossa presença global, em mais de 70 países, assegura a expertise da ENGIE em desenvolver, promover e apoiar ideais disruptivas em todo o mundo.

Desafios compartilhados

A ENGIE acredita no potencial da colaboração para gerar soluções inovadoras. Por isso, fomentamos a cooperação interna, entre nossas unidades e equipes, e também externa – por meio da integração efetiva com outros agentes dos ecossistemas em que estamos inseridos. Empresas de diferentes portes – de gigantes a startups – empreendedores, estudantes, pesquisadores e universidades fazem parte dos players com os quais compartilhamos nossos desafios para, juntos, chegar à melhor solução.

Programas de incubação e aceleração de startups, parcerias, atividades de pesquisa e desenvolvimento e promoção de eventos relacionados ao tema estão entre os mecanismos que adotamos para inovar, de forma aberta, inteligente e exponencial. E assim é criada a nossa rede de imaginative builders, dedicada a desenvolver novas soluções e negócios sustentáveis, alinhados ao propósito de promover impacto positivo no mundo.

Conheça nossa forma de inovar

O que estamos falando sobre inovação

“Acredito que inovação é a chave para o desenvolvimento de uma empresa como a ENGIE. A inovação não está acontecendo apenas em laboratórios. A inovação permeia todas as atividades que desenvolvemos na empresa.”

Jean Pierre Clamadieu

Presidente do Conselho Administrativo do Grupo ENGIE.

“Entendemos a colaboração como fator-chave para ampliar o impacto e a efetividade da inovação. Por isso fazemos questão de envolver nossos stakeholders nessa busca pelo novo. Universidades, outras empresas, fornecedores e financiadores, além das comunidades de entorno dos empreendimentos, nos ajudam nessa jornada”

Raphael Barreau

Diretor de Inovação, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da ENGIE Brasil.