Governança Corporativa - ENGIE Brasil

A seção Investidores contém informações sobre a ENGIE Brasil Energia S.A., que é a
empresa do grupo ENGIE listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3: EGIE3, ADR: EGIEY).

Informe sobre o Código Brasileiro
de Governança Corporativa

O Código Brasileiro de Governança Corporativa, que segue o modelo “Pratique ou Explique”, contém um conjunto de práticas recomendadas, abordando questões-chave de governança, como estrutura acionária, composição da administração, ética e controles internos. A Instrução CVM 586 determina que as companhias abertas divulguem informações acerca da aplicação de cada um dos princípios/práticas previstas no Código. Ao decidir, eventualmente, pela não adoção de determinada prática recomendada, as companhias devem explicar os motivos dessa decisão. O Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa é elaborado anualmente e atualizado sempre que necessário. A ENGIE Brasil Energia reconhece e atua constantemente no aprimoramento dos aspectos ligados à Governança Corporativa, em linha com as melhores práticas recomendadas e a maturidade de suas estruturas internas.

Nossas estratégias

Crescimento sustentável, com disciplina financeira

A ENGIE Brasil Energia pauta seu crescimento no conceito do desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista econômico, o objetivo da Companhia é aumentar receitas com base na melhoria de preços futuros de energia e na ampliação de seu parque gerador, condicionada à obtenção de remuneração adequada dos investimentos. A sua sólida condição financeira, com reduzido nível de endividamento, aliada a uma forte geração de caixa, possibilita sua expansão tanto por meio da participação em novos projetos quanto por possíveis aquisições.

Portfólio eficiente de clientes

A otimização do portfólio de clientes da ENGIE Brasil Energia se dá com base na sua atuação balanceada nos segmentos regulado e livre (composto por clientes que têm liberdade para adquirir energia elétrica de outro fornecedor que não a distribuidora de energia à qual seus empreendimentos estão conectados). A Companhia dispõe de grande flexibilidade de atendimento a essa base, e desenvolve ações e programas para a fidelização, além de prestar diversos serviços voltados ao uso eficiente da energia nas unidades industriais de seus clientes. A Companhia também investiu na estratégia de diversificação dos setores dos clientes livres como forma de diluição de riscos. Somada ao processo eficiente de análise de crédito e à flexibilidade na composição da venda de energia nos contratos, essa estratégia tem resultado em nível zero de inadimplência.

Eficiência operacional

A ENGIE Brasil Energia trabalha para desenvolver a excelência tanto tecnológica quanto a de seus profissionais, de modo a alcançar um sólido desempenho operacional e crescentes índices de produtividade, que se refletem em evolução contínua das margens operacionais. A Companhia vem mantendo o índice de disponibilidade das suas usinas em torno de 95%, descontadas as paradas programadas conforme os planos de manutenção preventiva. Os índices de produtividade elevados permitem que a ENGIE Brasil Energia esteja sempre preparada para atender a demandas não previstas, como também para captar oportunidades do mercado e reforçar sua capacidade comercial futura.

Gestão de Riscos e Oportunidades

A análise de riscos e oportunidades empresariais consiste em um processo sistemático na ENGIE Brasil Energia, que permeia suas atividades e envolve a alta gestão e todo o quadro funcional. O processo é liderado pelo Comitê de Gerenciamento de Riscos, que promove a conscientização, define metas e diretrizes de controle e mitigação e propõe melhorias de gestão relativamente aos riscos identificados.

Em 2016, o Conselho de Administração da ENGIE Brasil Energia aprovou a nova Política de Gestão de Riscos e Oportunidades, com os seguintes objetivos:

  • Criação e manutenção de valor, da reputação e da motivação interna.
  • Encorajamento de um determinado grau de exposição ao risco, razoável em relação a aspectos legais, econômicos e socioambientais.
  • Estar em conformidade com as obrigações legais e regulatórias, bem como com os valores da ENGIE Brasil Energia.

Assim, a análise dos riscos empresariais compreende sua identificação e classificação quanto à probabilidade de ocorrência e à significância em termos de impacto financeiro, estratégico e operacional. A partir dessa análise, são desenvolvidos planos de ação para cada risco e identificadas as eventuais oportunidades associadas.