Decisão de Investimento - ENGIE Brasil

A seção Investidores contém informações sobre a ENGIE Brasil Energia S.A., que é a
empresa do grupo ENGIE listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3: EGIE3, ADR: EGIEY).

Saiba por que investir na ENGIE Brasil Energia

A ENGIE Brasil Energia S.A. integra a maior produtora independente de energia do país, a ENGIE, sendo também agente ativo na comercialização de energia. Com a vitória no Leilão de Transmissão 02/2017, ingressamos em um novo segmento do setor elétrico, o de transmissão de energia - uma nova linha de negócios, complementar à de geração e comercialização de energia.

A ENGIE Brasil Energia é controlada pelo grupo franco-belga ENGIE, líder global na produção independente de energia, com atividades em mais de 70 países e forte atuação em eletricidade, gás natural e serviços de energia.

Ao fim do terceiro trimestre de 2018, nossa capacidade instalada própria é de 7.856 MW, operando um parque gerador de 9.577MW, composto por 36 usinas, sendo 11 hidrelétricas, três termelétricas e 22 complementares - três a biomassa, 15 eólicas, duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e duas solares - das quais 32 pertencem integralmente à Companhia e quatro são exploradas por meio de parcerias com outras empresas.

Na Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira em Porto Velho (RO), de 3.750 MW, nossa controladora detém participação de 40%, o que significa uma capacidade instalada própria de 1.500 MW naquela usina. Essa capacidade somada à própria total da ENGIE Brasil Energia, atinge 9.356 MW em 37 usinas, que corresponde a uma participação do grupo de cerca de 6,4% no mercado brasileiro.

Possuímos 89% da nossa capacidade instalada no País proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no Nordeste do País.

“Ao longo dos 20 anos de atuação no mercado brasileiro, mais que dobramos nossa capacidade instalada, com alto desempenho operacional e um crescimento médio consistente nos indicadores financeiros de receita líquida, Ebitda e lucro líquido - demonstrando um desempenho financeiro sustentável. Esses fatores e uma clara estratégia comercial permitem que a Companhia permaneça bem posicionada para capturar novas oportunidades de negócios.”

Novo Mercado

A ENGIE Brasil Energia conduz seus negócios em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa, comprometida com a prestação de contas e transparência na gestão. Suas ações são negociadas desde 2005 na Bolsa de Valores brasileira – a B3 -, no segmento composto por companhias que adotam práticas de governança superiores às exigidas pela legislação do país: o Novo Mercado. Em 2017, esse segmento passou a ter um novo regulamento, e a Companhia votou favoravelmente à totalidade das alterações propostas, por entender como relevantes os avanços nos aspectos de transparência, equidade, prestação de constas e responsabilidade corporativa. A B3 determinou que as empresas implantassem as novas exigências até o início de 2021, sendo que as adaptações das regras existentes antes do novo regulamento já passaram a vigorar a partir de 2018. A ENGIE, percebendo nas modificações e inovações das regras do Novo Mercado uma adição de valor à sua gestão e governança, está empreendendo esforços para implementação das mudanças com a maior brevidade possível. A ENGIE Brasil Energia integra ainda o principal índice de ações da B3 – o Índice Bovespa (IBOVESPA), o IBrX 100, bem como o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC) e o Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG), que reúnem as companhias que oferecem ao acionista minoritário proteção maior em caso de alienação do controle. Suas ações também fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE), que reúne empresas com reconhecido comprometimento com a governança corporativa e a responsabilidade econômica e socioambiental, além do Índice de Energia Elétrica (IEE), índice setorial constituído pelas empresas de capital aberto mais importantes do setor elétrico. No mercado europeu, as ações da Companhia fazem parte do Euronext-Vigeo EM 70, conferido às empresas com mais alto desempenho em responsabilidade corporativa dos países em desenvolvimento.

Notas Legais

O material deste website de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação brasileira e internacional de valores mobiliários. Essas declarações estão baseadas em certas suposições e análises feitas pela Companhia, de acordo com a sua experiência e o ambiente econômico, nas condições de mercado e nos eventos futuros esperados, muitos dos quais estão fora do controle da ENGIE Brasil Energia.

Fatores importantes que podem levar a diferenças significativas entre os resultados reais e as declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros incluem fatores como a estratégia de negócios da ENGIE Brasil Energia, as condições econômicas brasileira e internacional, tecnologia, estratégia financeira, desenvolvimentos da indústria de serviços públicos, condições hidrológicas, condições do mercado financeiro, incerteza a respeito dos resultados de suas operações futuras, planos, objetivos, expectativas e intenções, entre outros. Em razão desses fatores, os resultados reais da Companhia podem diferir significativamente daqueles indicados ou implícitos nas declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros. As informações e opiniões aqui contidas não devem ser entendidas como recomendação a potenciais investidores e nenhuma decisão de investimento deve se basear na veracidade, atualidade ou completude dessas informações ou opiniões.

Nenhum dos assessores da ENGIE Brasil Energia ou partes a eles relacionadas ou seus representantes terá qualquer responsabilidade por quaisquer perdas que possam decorrer da utilização ou do conteúdo deste website.